As alterações climáticas e a biodiversidade foram tema de duas importantes conferências internacionais que marcaram o último trimestre de 2022:
A 27ª Conferência anual das Partes (COP27) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, realizou-se no Egipto, de 7 a 18 de novembro de 2022. A ATIC apresenta o Manifesto da Indústria Cimenteira nacional à COP 27 e as principais decisões que resultaram da mesma.
A segunda parte da 15ª Conferência anual das Partes (COP15) da Convenção sobre Diversidade Biológica realizou-se no Canadá, de 7 a 19 dezembro de 2022. A este respeito, a ATIC divulga o Roteiro da Indústria Cimenteira Europeia para a Biodiversidade 2030 e elenca as principais conclusões da COP15.
A sétima newsletter “Cimentar o Futuro” apresenta a caracterização da Indústria Cimenteira nacional. Divulga indicadores económicos, tais como: volume de negócios, exportações, valor acrescentado bruto e emprego, entre outros. No que respeita a indicadores ambientais, salienta as emissões específicas de CO2 e os combustíveis alternativos.
A newsletter apresenta a posição da Indústria Cimenteira nacional sobre o projeto de Decreto-Lei que procede à simplificação de licenças e procedimentos para empresas na área ambiental. Acrescenta ainda recomendações no que respeita à Avaliação Ambiental Estratégica do Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade.
A Assembleia Geral da Associação Europeia de Cimento, realizou-se em Lisboa, entre 23 e 25 de junho de 2022, numa organização conjunta entre CEMBUREAU, CIMPOR, SECIL e ATIC.
Foram objeto de reflexão temas, tais como: o impacto da atual situação geopolítica nos objetivos de sustentabilidade, o trajeto em curso rumo à descarbonização da indústria cimenteira europeia e o papel da mesma na resposta aos desafios ambientais, económicos e sociais globais.
A Indústria Cimenteira nacional agradece a participação do Professor Doutor António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, ao Dr. João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, ao Dr. Joaquim Nunes de Almeida, Diretor da DG GROW da Comissão Europeia e ao Dr. Paulo Portas, ex-Vice-Primeiro-Ministro, pelo conhecimento e experiência que muito enriqueceram o debate.
A quinta newsletter “Cimentar o Futuro“ apresenta a posição da Indústria Cimenteira sobre a Proposta de reformulação da Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios.
A Newsletter destaca as vantagens da inércia térmica do betão e o contributo do material para edifícios com necessidades quase nulas de energia e para um parque imobiliário descarbonizado. Salienta a este respeito a importância da análise de ciclo de vida, da neutralidade do material e da economia circular.
No seguimento do Roteiro da Indústria Cimenteira para a Neutralidade Carbónica em 2050, é reforçado o compromisso com a transição para um Ecossistema da Construção verde, digital e resiliente.
A Newsletter apresenta o “Objetivo 55 | Alcançar a meta da UE para 2030 rumo à Neutralidade Carbónica ” que consiste num pacote de propostas legislativas da Comissão Europeia, adotado a 14 de julho de 2021. Tem como objetivo alcançar a redução de emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.
A Indústria Cimenteira nacional considera fundamental a adoção de uma abordagem holística e de uma avaliação consistente em relação aos diversos diplomas que compõem este pacote. Nesse sentido, apresenta a posição do setor em relação à proposta de revisão do Regime Europeu de Comércio de Licenças de Emissão, ao Mecanismo de Ajustamento de Carbono na Fronteira e à reformulação da Diretiva Eficiência Energética, entre outras.
Considerando a realização da 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP26), em Glasgow, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, a Newsletter apresenta o Manifesto da Indústria Cimenteira Nacional no contexto desta COP, intitulado “A indústria cimenteira na vanguarda da transformação rumo à sustentabilidade”.
A terceira newsletter “Cimentar o Futuro“ identifica as políticas públicas necessárias ao longo da cadeia de valor do cimento e betão, para concretizar o objetivo de descarbonização expresso no “Roteiro da Indústria Cimenteira nacional para a Neutralidade Carbónica 2050”.
Resume a apresentação do Eng.º Alfredo Cardeira, Diretor da SECIL, no evento de lançamento do Roteiro e inclui as principais mensagens dos intervenientes no debate moderado por Ricardo Costa:
– Sofia Santos, Fundadora da SystemicSphere, economista especializada em Sustainable Finance
– Fernando Santo, Presidente do Conselho Português da Construção e do Imobiliário (CIP)
– Luís Fernandes, Presidente do Conselho Executivo da ATIC e CEO da CIMPOR Portugal e Cabo Verde
– João Gonçalves Pereira, Deputado à Assembleia da República (coordenador do Grupo Parlamentar do CDS-PP na CEIOPH e CAEOT)
A segunda newsletter “Cimentar o Futuro“ aborda o painel “Transição Energética e Descarbonização: eficiência, competitividade e inovação” do evento de lançamento do “Roteiro da Indústria Cimenteira nacional para a Neutralidade Carbónica 2050”.
Resume a apresentação do Eng.º Paulo Rocha, Diretor de Inovação & Sustentabilidade da CIMPOR, e salienta:
-as reduções de emissão da Indústria Cimenteira nacional
-a abordagem dos 5C: Clínquer, Cimento, betão (Concrete), Construção e (re)Carbonatação.
-a Infraestrutura para o CO2 e a Cooperação Intersetorial
Inclui ainda as principais mensagens dos intervenientes no debate do primeiro painel do evento, moderado por Patrícia Carvalho:
– Carlos Zorrinho, Deputado ao Parlamento Europeu
– Maria da Graça Carvalho, Deputada ao Parlamento Europeu
– Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente
– Otmar Hübscher, CEO da SECIL
A newsletter “Cimentar o Futuro” resume o lançamento do “Roteiro da Indústria Cimenteira nacional para a Neutralidade Carbónica 2050”. Apresenta publicamente o compromisso assumido pelo setor, a estratégia que pretende implementar e o esforço de transformação a que se propõe, no sentido de contribuir para o Pacto Ecológico Europeu e atingir a Neutralidade Carbónica em 2050.
Não perca na newsletter, as mensagens transmitidas no evento pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática e pelo Ministro da Economia e da Transição Digital, bem como pelo Presidente da ATIC, pelo Presidente do Conselho Executivo da ATIC e CEO da Cimpor Portugal e Cabo Verde e pelo CEO da Secil.
Nas próximas edições serão apresentadas as propostas da indústria cimenteira até 2050 e o debate subsequente que teve lugar na conferência “Cimentar o Futuro”, entre oradores convidados, divididos em dois painéis: