Sobre

A Indústria Cimenteira na vanguarda rumo à Sustentabilidade.

A ATIC – Associação Técnica da Indústria de Cimento, tem como associadas a CIMPOR e a SECIL. Foi criada na década de 60 para promover uma melhor utilização do cimento, e ao seu cariz técnico e científico acresceram aspetos institucionais e de representação da indústria cimenteira nacional. A Indústria Cimenteira é fundamental para a economia local e nacional com um elevado efeito multiplicador na economia: estima-se que por cada euro de valor acrescentado na fileira de cimento e betão são gerados cerca de 3 euros na economia, efeito particularmente relevante para a economia local dado esta indústria estar sedeada longe dos centros urbanos. O setor emprega, direta e indiretamente, 5.100 pessoas, e as suas exportações representaram 1,6 mil M€ entre 2005 e 2018, contribuindo assim para o equilíbrio da Balança de Pagamentos. 

Neste período, a indústria procedeu a investimentos significativos – 200M€ – em medidas de redução do impacto ambiental e em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) que se materializaram numa redução superior a 14% nas emissões específicas de CO2 por tonelada de cimento desde 1990. Em março de 2021, foi apresentado o Roteiro da Indústria Cimenteira nacional para a Neutralidade Carbónica 2050 no qual estão explícitos o compromisso formal e o alinhamento com as metas de descarbonização e sustentabilidade nacionais estabelecidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 do Governo Português, em consonância com os princípios do Pacto Ecológico Europeu, o qual reconhece a contribuição da Indústria Cimenteira para uma economia competitiva, sustentável e circular.

Órgãos Sociais

PRESIDENTE DA ATIC
Otmar Hubscher

CONSELHO EXECUTIVO
Luís Miguel da Ponte Alves Fernandes (Presidente)
Carlos Alberto Medeiros Abreu (vogal)
Paulo José Pires da Rocha e Silva (suplente)
Alfredo Ferreira Cardeira (suplente)
Manuel António de Sousa Martins (suplente)

CONSELHO FISCAL
Filipe de Andrade Pereira Coelho (Presidente)
Umbolina Maria Martins Valadas (vogal)
Diogo de Sousa Soares Felgueiras (vogal)
Maria José Mateus Manuel (suplente)

Assembleia Geral
Presidente e Vogal
Rotatividade assegurada pelas Associadas

Parceiros

A ATIC participa em vários fóruns, nacionais e internacionais, tendo estabelecido parcerias sólidas e estáveis com organismos aos níveis europeu e internacional, nomeadamente:

  • CEMBUREAU – Associação Europeia de Cimento
  • FICEM – Federação Interamericana de Cimento

Desde 1988, é também, por delegação do IPQ – Instituto Português da Qualidade, o ONS – Organismo Normalização Sectorial para cimentos e betões.

Associados

Tendo como associadas:

  •  CIMPOR Portugal Cabo Verde Operations SGPS, S.A.
  •  SECIL – Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A.

CIMPOR Portugal Cabo Verde Operations SGPS, S.A.

Av. José Malhoa, 22, Pisos 6 a 11
1099-020 Lisboa
TELEF: +351 21 311 81 00
FAX: +351 21 356 13 81

SECIL – Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A.

Av. Eng.º Duarte Pacheco, 19, 7º
1070 – 100 Lisboa – Portugal
TELEF: +351 21 792 71 00
FAX: +351 21 793 62 00

No Mundo

Em Portugal