INDÚSTRIA

Caracterização
da Indústria

“The Concrete Initiative” e a importância económica da Indústria do Cimento.

“Por cada euro de valor acrescentado na fileira de cimento e betão são gerados 2,8 euros na economia europeia.

Este foi o principal resultado apresentado em Bruxelas a 19 de Novembro, onde o projecto europeu “The Concrete Initiative – Solutions for Europe’s Future” realizou a sua reunião anual, na qual a consultora LeBipe apresentou o seu estudo sobre impacto e efeito multiplicador da indústria do cimento e produtos cimentícios, bem como de betão, argamassas e prefabricados na economia europeia.

A indústria europeia do cimento gerou em 2012 um valor acrescentado (VA) directo de 20 biliões de euros e empregou quase 400 mil pessoas nos países da União Europeia. Os efeitos directos, indirectos e induzidos originaram um VA total de 56 biliões de euros e tornaram possível o emprego de mais de um milhão de pessoas. Com base no Eurostat, o estudo calcula 2,80 euros gerados na economia da UEpor cada euro de VA na fileira do cimento. Este efeito multiplicador, bem acima de outros sectores, é potenciado pelo carácter local da indústria, que utiliza produtos e matérias primas europeias para mais de 90% dos seus inputs(1).

Nesse evento, perante responsáveis da Comissão Europeia, foi também debatida a importância desta indústria para o co-processamento de resíduos e sua não deposição em aterro. Tratando resíduos e reciclando materiais, a indústria conseguiu substituir 36% dos seus combustíveis fósseis por combustíveis alternativos e tem como objectivo alcançar 60% até 2050(2). Em Portugal, esta utilização permitiu valorizar mais de 1.2 milhões de toneladas de resíduos, em alternativa à sua deposição em aterro(3).

Ao contrário do que por vezes é defendido sem fundamento, ficou claro neste evento que este material ímpar, estrutural e sustentável é essencial para os países europeus. Indispensável para o nosso ambiente construído, face a supostas alternativas compara muito favoravelmente no seu impacto económico e na sua sustentabilidade.”

Gonçalo Salazar Leite
Vice Presidente da Cembureau – Associação Europeia do Cimento
Presidente do Conselho Executivo da ATIC – Associação Técnica da Indústria de Cimento
in Público – Imobiliário, 02.12.2015

  1. Cement and Concrete Industry: Multiplier Effect and Contribution to Low Carbon Economy, a Study by le BIPE, 10/2015
  2. WBCSD
  3. CSI-GNR