Newsletter
Cimentar o Futuro

Newsletter "Cimentar o Futuro"

Newsletter publicada pela Associação Técnica da Indústria de Cimento (ATIC) para divulgar informação e iniciativas relacionadas com a Indústria Cimenteira.

Cimentar o Futuro | Newsletter n.º 4 | Outubro 2021

Pacote Objetivo 55 Alcançar a meta da UE para 2030 rumo à Neutralidade Carbónica

A Newsletter apresenta o “Objetivo 55 | Alcançar a meta da UE para 2030 rumo à Neutralidade Carbónica ” que consiste num pacote de propostas legislativas da Comissão Europeia, adotado a 14 de julho de 2021. Tem como objetivo alcançar a redução de emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

A Indústria Cimenteira nacional considera fundamental a adoção de uma abordagem holística e de uma avaliação consistente em relação aos diversos diplomas que compõem este pacote. Nesse sentido, apresenta a posição do setor em relação à proposta de revisão do Regime Europeu de Comércio de Licenças de Emissão, ao Mecanismo de Ajustamento de Carbono na Fronteira e à reformulação da Diretiva Eficiência Energética, entre outras.

Considerando a realização da 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP26), em Glasgow, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, a Newsletter apresenta o Manifesto da Indústria Cimenteira Nacional no contexto desta COP, intitulado “A indústria cimenteira na vanguarda da transformação rumo à sustentabilidade”.

Newsletter n.º 4 Outubro 2021 

Cimentar o Futuro | Newsletter n.º 3 | Junho 2021

Políticas Públicas adequadas à descarbonização da Indústria Cimenteira

A terceira newsletter “Cimentar o Futuro“ identifica as políticas públicas necessárias ao longo da cadeia de valor do cimento e betão, para concretizar o objetivo de descarbonização expresso no “Roteiro da Indústria Cimenteira nacional para a Neutralidade Carbónica 2050”.

Resume a apresentação do Eng.º Alfredo Cardeira, Diretor da SECIL, no evento de lançamento do Roteiro e inclui as principais mensagens dos intervenientes no debate moderado por Ricardo Costa:

– Sofia Santos, Fundadora da SystemicSphere, economista especializada em Sustainable Finance
– Fernando Santo, Presidente do Conselho Português da Construção e do Imobiliário (CIP)
– Luís Fernandes, Presidente do Conselho Executivo da ATIC e CEO da CIMPOR Portugal e Cabo Verde
– João Gonçalves Pereira, Deputado à Assembleia da República (coordenador do Grupo Parlamentar do CDS-PP na CEIOPH e CAEOT)

Newsletter n.º 3 Junho 2021 

Cimentar o Futuro | Newsletter n.º 2 | Maio 2021

Transição Energética e Descarbonização: eficiência, competitividade e inovação

A segunda newsletter “Cimentar o Futuro“ aborda o painel “Transição Energética e Descarbonização: eficiência, competitividade e inovação” do evento de lançamento do “Roteiro da Indústria Cimenteira nacional para a Neutralidade Carbónica 2050”.

Resume a apresentação do Eng.º Paulo Rocha, Diretor de Inovação & Sustentabilidade da CIMPOR, e salienta:
-as reduções de emissão da Indústria Cimenteira nacional
-a abordagem dos 5C: Clínquer, Cimento, betão (Concrete), Construção e (re)Carbonatação.
-a Infraestrutura para o CO2 e a Cooperação Intersetorial

Inclui ainda as principais mensagens dos intervenientes no debate do primeiro painel do evento, moderado por Patrícia Carvalho:
– Carlos Zorrinho, Deputado ao Parlamento Europeu
– Maria da Graça Carvalho, Deputada ao Parlamento Europeu
– Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente
– Otmar Hübscher, CEO da SECIL

Newsletter n.º 2 Maio 2021  

A newsletter “Cimentar o Futuro” resume o lançamento do “Roteiro da Indústria Cimenteira nacional para a Neutralidade Carbónica 2050”. Apresenta publicamente o compromisso assumido pelo setor, a estratégia que pretende implementar e o esforço de transformação a que se propõe, no sentido de contribuir para o Pacto Ecológico Europeu e atingir a Neutralidade Carbónica em 2050.

Não perca na newsletter, as mensagens transmitidas no evento pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática e pelo Ministro da Economia e da Transição Digital, bem como pelo Presidente da ATIC, pelo Presidente do Conselho Executivo da ATIC e CEO da Cimpor Portugal e Cabo Verde e pelo CEO da Secil.

Nas próximas edições serão apresentadas as propostas da indústria cimenteira até 2050 e o debate subsequente que teve lugar na conferência “Cimentar o Futuro”, entre oradores convidados, divididos em dois painéis:

  • Transição energética e descarbonização: eficiência, competitividade e inovação
  • Políticas públicas adequadas à descarbonização.

Newsletter n.º 1 Abril 2021